Correlação dos aspectos e impactos ambientais à legislação para as atividades de exploração de petróleo on shore no RN
Palavras-chave:
correlação, aspectos, impactosResumo
Neste trabalho foi desenvolvido um levantamento dos aspectos e impactos ambientais, conforme orientado pelas normas ISO 14001, da atividade de exploração do petróleo em zonas terrestres, e condicionada a uma correlação dos seus graus de risco na atividade de exploração de petróleo e a legislação ambiental em vigor nas áreas estudadas. A matriz de dados foi obtida em campos do estado do Rio Grande do Norte, cuja produção concentra-se em campos maduros e de longos tempos de exploração. Os resultados do levantamento atribuíram elementos para suporte ao sistema de gestão ambiental, os quais foram identificados os principais aspectos e os níveis de risco, sendo os principais relacionados a geração de ruídos. Os dados levantados foram aplicados a uma matriz para qualificação da severidade, freqüência e grau de conseqüências. Os elementos considerados como críticos foram correlacionados a legislação federal, estadual e municipal, definindo uma base para a ferramenta de gerenciamento do seu grau de atendimento. E dando um direcionamento para que novos empreendimentos utilizem dessa ferramenta no momento do dimensionamento dos programas de gestão ambiental.Downloads
Publicado
2012-11-01
Como Citar
Jeronimo, C. E. M., & Monteiro, C. A. S. (2012). Correlação dos aspectos e impactos ambientais à legislação para as atividades de exploração de petróleo on shore no RN. Scientia Plena, 8(9). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/944
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.