Degradabilidade de resíduos de curtume no solo
Palavras-chave:
Descarte de resíduos, Curtume, Evolução de C-CO2Resumo
A produção de resíduos pela indústria do couro tem sido um problema ambiental quando descartado de forma incorreta. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a decomposição de lodo de estação de tratamento de efluentes (ETE) de curtumes, serragem cromada de peles e retalhos de couro, quando aplicados ao solo. Para isto, foi elaborado um experimento de respirometria com aplicação no solo destes diferentes resíduos de curtume durante 157 dias de incubação em casa-de-vegetação. Com a aplicação de 8,0 t ha de lodo de ETE houve uma decomposição de 13% do carbono adicionado ao final do período de incubação. A decomposição dos resíduos de curtume foi menor, nos tratamentos com as maiores concentrações. A adição de Cr(III) mineral ao resíduo não afetou a atividade microbiana. A decomposição da serragem cromada e de retalhos de couro foi de 7,5% e 6,4%, respectivamente, somente com a adição de nitrogênio mineral. De acordo com os resultados obtidos, os resíduos de lodo de curtume podem ser uma alternativa de fertilizantes para a agricultura, desde que seja respeitada a concentração de sua adição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.