Influência do horário de colheita no óleo essencial de diferentes partes da planta de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii)

Autores

  • Yvesmar R.S. Rosa Universidade Federal de Sergipe
  • Arie F. Blank Universidade Federal de Sergipe
  • Laíse N. Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Maria F. Arrigoni-Blank Universidade Federal de Sergipe
  • Luís O. Passos Universidade Federal de Sergipe
  • Samísia M.F. Machado Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Cymbopogon martinii, mais conhecido como palmarosa, é uma planta perene nativa da Índia, que pertence a família Poaceae. A maioria das espécies pertencentes a este gênero possui óleo essencial com características aromáticas, tendo importância comercial nas indústrias de cosméticos, perfumaria e em aplicações farmacêuticas. O óleo essencial de palmarosa tem como principais componentes químicos o (E)-β-ocimeno, linalol, geraniol, acetato de geranila e β-cariofileno. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do horário de colheita no teor, no rendimento e na composição química do óleo essencial de diferentes partes vegetais de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii). O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental "Campus Rural da UFS" localizado em São Cristóvão-SE cujo delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 2x3x3, com três repetições. Foram avaliados os genótipos UFS-CMA001 e UFS-CMA002. Verificou-se maior rendimento de óleo essencial no genótipo UFS-CMA002, no entanto, os dois genótipos apresentaram alto teor de geraniol. Além disso, observou-se que a colheita dos dois genótipos pode ser realizada tanto pela manhã quanto a tarde.

Biografia do Autor

Yvesmar R.S. Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós Graduação em Agroecossistemas

Arie F. Blank, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Engenharia Agronômica

Laíse N. Costa, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Engenharia Agronômica

Maria F. Arrigoni-Blank, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Engenharia Agronômica

Luís O. Passos, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Química

Samísia M.F. Machado, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Química

Downloads

Publicado

2010-11-30

Como Citar

Rosa, Y. R., Blank, A. F., Costa, L. N., Arrigoni-Blank, M. F., Passos, L. O., & Machado, S. M. (2010). Influência do horário de colheita no óleo essencial de diferentes partes da planta de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii). Scientia Plena, 6(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/92