Avaliação da qualidade microbiológica de sushi comercializado em restaurantes de Aracaju, Sergipe
Palavras-chave:
segurança alimentar, microbiologia de alimentos, pescado cruResumo
Foram analisadas 35 amostras de sushi comercializadas em 7 restaurantes de Aracaju-Se e pesquisada a presença de Staphylococcus aureus, coliformes termotolerantes e Salmonella spp. Na análise para coliformes termotolerantes, 28 das 35 amostras (80%) apresentaram contagem de coliformestermotolerantes acima do limite permitido pela legislação brasileira. Das 20 amostras positivas para S. aureus, 4 (11,4%) apresentaram níveis acima do limite permitido pela legislação. Salmonella não foi detectada em nenhuma das amostras analisadas. De acordo com os dados obtidos, medidas higiênicosanitárias mais rigorosas devem ser adotadas, a fim de controlar os possíveis riscos potenciais à saúde do consumidor.
Downloads
Publicado
2012-05-29
Como Citar
Santos, A. A., Simões, G. T. N., Cruz, M. M., Ferreira, N. S. S., Lima, R. T. C., & Tunon, G. I. L. (2012). Avaliação da qualidade microbiológica de sushi comercializado em restaurantes de Aracaju, Sergipe. Scientia Plena, 8(3(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/894
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.