Proposta de enquadramento transitório e obtenção de vazão de diluição na bacia do rio Piauitinga/SE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119918Palavras-chave:
recursos hídricos, qualidade da água, modelagem matemáticaResumo
Este trabalho teve como objetivo principal a elaboração de uma proposta de enquadramento de trechos do rio Piauitinga, localizado no estado de Sergipe. Para isso, foram estimadas as vazões necessárias à diluição de efluentes, com base em simulações realizadas por meio do modelo de qualidade da água QUAL-UFMG. A calibração e o ajuste do modelo foram conduzidos a partir de dados hidrológicos e de qualidade da água obtidos em estações fluviométricas e de monitoramento da qualidade da água, foram levantados os principais usuários da bacia e suas respectivas demandas hídricas. E através da Resolução CONAMA nº 357/2005 e considerando os usos preponderantes mais restritivo na bacia foi proposto um enquadramento transitório. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresentou desempenho satisfatório na calibração nos trechos analisado do rio Piauitinga. As simulações efetuadas de relação ao melhoramento de sistemas de tratamento de efluentes industriais existentes e instalação ETEs para tratamento de efluentes sanitários demonstrou um decréscimo de até 38,2% na concentração de DBO. O estabelecimento de enquadramento transitório para o rio promoveu variações expressivas nas vazões de diluição, atingindo até 98,97% de redução, esse resultado mostra que a definição da classe de enquadramento exerce influência determinante sobre os volumes necessários para atender aos padrões de qualidade, sendo observada ampliação das vazões de diluição à medida que se adotam classes menos restritivas. É importante ressaltar que esse estudo contribui para uma gestão eficiente das bacias hidrográficas auxiliando na tomada de decisões para uso racional da água e a preservação dos ecossistemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Nunes dos Santos, Ana Paula Barbosa Ávila Macêdo, Renilda Gomes de Souza, Márcia Rodrigues de Moura Fernandes, Erwin Henrique Menezes Schneider, João Carlos Santos Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








