Análise do Índice de Poluição por Microplásticos (IPM) no sedimento arenoso do litoral da capital de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119917Palavras-chave:
microplásticos, poluição costeira, resíduos sólidosResumo
O Brasil é o quarto maior poluidor com resíduos plásticos do mundo. Quando degradados pela ação do intemperismo, esses plásticos fragmentam-se em partículas menores que 5 mm, conhecidas como microplásticos (MPs) e se acumulam nas praias. Esses MPs causam impactos negativos tanto no ambiente quanto na vida marinha. O objetivo desta pesquisa foi analisar os MPs encontrados na faixa de areia (FA) e na faixa de vegetação (FV) das praias de Aracaju, Sergipe. As amostras de areias foram coletadas superficialmente no período de outubro de 2023 a abril de 2024 em 10 quadrantes de 50 cm x 50 cm, em cada faixa, em uma área delimitada em 2.000 m2. Os MPs foram extraídos da areia, contabilizados e classificados quanto ao formato e a cor. Em seguida, o Índice de Poluição por Microplásticos (IPM) foi calculado. Entre os 438 MPs contabilizados, o formato “Fragmento” e a cor “Branca” foram os mais prevalentes, com 87% e 69% respectivamente, com maior frequência na FV (p < 0,001). A Praia do Viral apresentou maior concentração de MPs em comparação a todas as outras (p < 0,001). O maior IPM registrado foi na Praia do Viral, com 14 MPs/m2. A média das praias foi de 7,3 MPs/m2 que as classificam como “Abundância Moderada”. Os resultados são úteis para apoiar a gestão dos resíduos sólidos em zonas costeiras e demonstram a necessidade de ações públicas e sociais voltadas à educação ambiental e à conservação do ecossistema, especialmente sobre o uso consciente e descarte correto dos plásticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ayla Maria Dias Monteiro, Fábio Jorge Santos de Castro, Hellen Thamy Jesus Santos, José Antônio Nascimento de Melo, Silvânio Silvério Lopes da Costa, Maria Nogueira Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








