Avaliação dos impactos da carcinicultura no acúmulo de nitrogênio e fósforo em sedimentos na bacia do rio São Francisco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119916Palavras-chave:
manejo sustentável, nutrientes, impacto ambientalResumo
A intensificação das atividades antrópicas tem contribuído significativamente para o desequilíbrio dos ecossistemas aquáticos, principalmente pelo aporte de macronutrientes cujo excesso pode desencadear processos de eutrofização, comprometendo a qualidade da água e afetando a biodiversidade. Nesse contexto o presente estudo buscou avaliar as contribuições da atividade de carcinicultura sobre a região do Baixo São Francisco, através da concentração de nitrogênio total Kjeldahl (NTK), fósforo (P) e matéria orgânica (MO) em sedimentos provenientes de viveiros de camarão e do canal principal do rio São Francisco, foram analisadas comparando as concentrações desses parâmetros e suas correlações. Os resultados revelaram teores significativamente mais elevados de NTK, P e MO nos sedimentos dos viveiros, refletindo o acúmulo de resíduos orgânicos decorrentes da alimentação e excreção dos organismos cultivados. A análise estatística mostrou correlações positivas entre os nutrientes, com destaque para a forte associação entre P e MO (r = 0,97), sugerindo que a decomposição da MO pode intensificar a liberação de P para a coluna d’água. A análise multivariada (ACP e ACH) evidenciou a clara distinção entre os ambientes de carcinicultura e fluviais, com agrupamentos específicos baseados na composição dos sedimentos. Esses achados indicam que a carcinicultura contribui para o enriquecimento dos sedimentos, podendo intensificar processos de eutrofização e comprometer o equilíbrio ecossistêmico a longo prazo. O estudo reforça a importância da adoção de práticas de manejo mais sustentáveis e de políticas públicas voltadas ao monitoramento e controle da poluição difusa, em consonância com os ODS 6 e 14 da ONU.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Santos Xavier, Clivia Santana Maia Santos, José Antônio Nascimento de Melo, Silvia Vitória Guimarães Santos, Joel Marques da Silva, Leina Santos Costa, Marcos Vinícius Teles Gomes, Carlos Alexandre Borges Garcia, Marcus Aurelio Soares Cruz, Petrônio Alves Coelho Filho, Vânia Elisabete Schneider, Silvânio Silvério Lopes da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








