Caracterização morfométrica e pluviométrica da sub-bacia hidrográfica do Riacho Jacaré, Foz São Francisco, SE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119911Palavras-chave:
gestão hídrica, geoprocessamento, vulnerabilidadeResumo
A sub-bacia do Riacho Jacaré é um afluente do Rio São Francisco com importância histórica, social e econômica para a região, a qual vem sofrendo degradação em decorrência do lançamento de efluentes in natura, da captação de água sem uma gestão adequada e do uso inadequado do solo, fatores que podem afetar as comunidades locais que utilizam a água para sua subsistência, ocasionando insegurança alimentar. Diante disso, o presente estudo apresentou a caracterização morfométrica e pluviométrica da sub-bacia do Riacho Jacaré, com o objetivo de analisar os principais parâmetros físicos e hidrológicos da área, fornecendo informações que contribuam para o planejamento ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Foram utilizados dados do Atlas Digital, Copernicus DEM, MapBiomas e Agritempo, com aplicação de técnicas de geoprocessamento, como extração automática de drenagem, IDW e Kernel. Os resultados obtidos demonstraram que a sub-bacia é muito propensa à erosão e ao assoreamento dos rios, devido ao uso do solo com predomínio de pastagem, relevo ondulado que favorece o escoamento superficial e elevada sinuosidade. Além disso, a sub-bacia apresentou baixos índices pluviométricos, característicos de uma região inserida no bioma semiárido, e os valores de coeficiente de compacidade e fator de forma indicaram que a sub-bacia não apresenta propensão a enchentes. Portanto, considerando as características fisiográficas da região, destaca-se a importância da utilização desses dados para uma gestão adequada dos recursos hídricos, sendo recomendadas ações de recuperação e/ou mitigação prioritária nas áreas que apresentaram densidade de drenagem muito alta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lenilson Santana Dinizio Junior, Heitor Oliveira Almeida, Diego Santana Santos, Daniella Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








