DINAMICA AMBIENTAL DO DISTRITO DO PRADOSO – VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir e avaliar a dinâmica ambiental do Distrito do Pradoso – Vitória da Conquista – Bahia, com vistas ao fornecimento de elementos para o planejamento territorial. A pesquisa foi desenvolvida com base nos princípios da análise sistêmica da paisagem, cumprindo as seguintes etapas de trabalho: levantamento bibliográfico e cartográfico; elaboração da base cartográfica e cartas temáticas do Distrito e trabalho de campo, levantando as características geoambientais e avaliando o grau de fragilidade de cada ambiente; levantamento e avaliação dos problemas ambientais da área. As unidades geoambientais foram identificadas e mapeadas a partir da interação das características de relevo, solos, vegetação, uso da terra e arranjo da drenagem. Dentre os elementos considerados, a compartimentação do relevo assumiu papel preponderante em função das especificidades locais, especialmente a influência do modelado no comportamento das demais variáveis geoambientais. Apesar da pequena extensão territorial, o Distrito do Pradoso apresenta uma diversidade geoambiental bem definida, com três unidades características bem distintas. Verificou-se que o uso dos recursos naturais não tem levado em consideração as condições de vulnerabilidade de cada ambiente, extrapolando a capacidade de sustentação às atividades humanas e gerando, portanto, muitos problemas de ordem sócio-ambiental. Desta forma, existe a necessidade de reparar os impactos ambientais causados aos ambientes da área de estudo e apontar alternativas que estejam pautadas na sustentabilidade ambiental. Para tanto, é necessário o envolvimento do poder público na implementação de ações concretas de planejamento territorial que envolva a comunidade nas decisões.Downloads
Publicado
2011-08-15
Como Citar
Maia, M. R. (2011). DINAMICA AMBIENTAL DO DISTRITO DO PRADOSO – VITÓRIA DA CONQUISTA – BA. Scientia Plena, 7(7). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/88
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.