Cálculo do Índice de Qualidade da Água usando a composição iônica e comparação com o modelo multiplicativo (IQA -NSF)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119908Palavras-chave:
IQA usando íons, IQA (NSF), reservatóriosResumo
Nesse trabalho o IQAi, calculado com base na composição iônica, foi usado para avaliar a qualidade da água dos reservatórios Jacarecica II, Dionísio Machado e Três Barras, que contém diferentes concentrações de sólidos totais dissolvidos. O IQAi e a classificação das águas para consumo humano (entre parêntese) foram 24,2 (excelente) para o Jacarecica II; 132 (pobre) para o Dionísio e 685 (inadequada) para o Três Barras. Para as mesmas amostras, os valores do IQA (NSF) desenvolvido pela National Sanitation Fundation e a classificação (entre parênteses) foram 74 (boa) para o Jacarecica II; 64 (boa) para Dionísio e 59 (boa) para o Três Barras. Os resultados mostraram que o IQA (NSF) não é adequado para avaliar a qualidade da água de amostras com sólidos totais dissolvidos maiores que 500 mg L-1, constituindo-se o IQAi numa alternativa viável a ser usada nesses casos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Jessica da Cruz Santos, Adnivia Santos Costa Monteiro, José do Patrocinio Hora Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








