Caracterização morfométrica e geospacial da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (SE)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119907Palavras-chave:
recursos hídricos, geoprocessamento, SRTMResumo
Conhecer as características morfométricas é essencial para compreender o comportamento hidrológico em uma bacia hidrográfica e fornecer um diagnóstico para projetos conservacionistas. Embora este seja um tema bastante difundido, há poucos estudos atuais sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (BHRJ) com esta temática. Nesse sentido, este artigo visa apresentar uma caracterização morfométrica e geoespacial da BHRJ, utilizando o Modelo Digital de Elevação (MDE) do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) e o software de geoprocessamento e sensoriamento remoto QGIS. Foram calculados os parâmetros morfométricos e confeccionados mapas de declividade, cobertura da terra e tipos de solos. Localizada em Sergipe, a BHRJ abrange uma área de aproximadamente 1674 km², perímetro de 233,44 km e rio principal com uma extensão de 112,20 km. Os resultados do fator de forma (0,32), coeficiente de compacidade (1,6), índice de circularidade (0,39) e razão de elongação (0,63), indicam que a BHRJ possui baixa tendência a enchentes, em condições normais de precipitação, devido ao seu formato alongado. Apresenta uma densidade de drenagem mediana (1,26 km/km²), além de um relevo que varia de plano a forte ondulado, 19 classes de cobertura da terra e 7 classes de solos. Por fim, ressalta-se a importância desse tipo de análise para auxiliar no planejamento e gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rayane Oliveira Andrade, Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas, Marcus Aurélio Soares Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








