Análise quali-quantitativa da água subterrânea na Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba no Território Leste Sergipano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119906Palavras-chave:
aquífero, uso do solo, balanço hídricoResumo
A quantidade e qualidade da água subterrânea estão relacionadas às características climáticas, geológicas e aos usos do solo. A Bacia Hidrográfica do rio Japaratuba, no Território Leste Sergipano, destaca-se pelo intenso uso da água subterrânea, influenciado pelo cultivo de cana-de-açúcar para produção de etanol, criação de animais de grande porte e exploração de petróleo e minerais. As características pedológico-geomorfológicas da região e as atividades antrópicas afetam a capacidade de armazenamento e recarga dos aquíferos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a quantidade e qualidade da água subterrânea da bacia. Para isso, foram utilizados dados georreferenciados do Atlas Digital de Recursos Hídricos do Estado de Sergipe-Semac, MapBiomas Brasil, dados hidrológicos e climáticos do ERA5/ECMWF. Os mapas temáticos foram confeccionados com o uso do software QGIS, e o cálculo do balanço hídrico foi realizado utilizando a planilha do Excel. Os parâmetros de qualidade da água foram comparados com os limites estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021 e Resolução CONAMA nº 396/2008. Os resultados indicam que, apesar das condições naturais favoráveis ao armazenamento e recarga dos aquíferos em decorrência da predominância dos aquíferos granulares e cársticos, o balanço hídrico apontou deficiência hídrica nos anos 2000 e 2023, reduzindo a taxa de recarga e armazenamento do lençol freático. Quanto à qualidade, todos os parâmetros analisados atendem às legislações vigentes, conferindo boa qualidade da água para o consumo humano, dessedentação animal, irrigação e outros usos. As ferramentas e metodologias aplicadas demonstraram-se eficazes para a caracterização da qualidade e quantidade da água subterrânea da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Farlene Antunes Amaral, Paulo Sérgio de Rezende Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








