Pré – embebição em sementes de moringa
Palavras-chave:
Moriga oleifera Lam., vigor, condicionamentoResumo
Moringa é uma árvore que possui uma grande importância para a agricultura familiar, pelas suas diversas propriedades. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar curva de embebição e avaliar o efeito da pré-embebição na geminação de sementes de moringa, visando à pronta germinação na produção de mudas. Para determinar a curva de embebição das sementes, foi monitorado o peso da semente em intervalos regulares de 4 horas. Para os processos de pré-embebição empregou-se dois lotes diferentes, sendo o primeiro de sementes recém colhidas e o segundo com sementes armazenadas por 3 meses, ambas submergidas em água por 24 horas. Foram empregadas quatro repetições de 25 sementes, em delineamento inteiramente casualizado. As sementes foram postas em incubadora do tipo BOD à 25ºC e luz contínua, sendo as avaliações realizadas a cada 48 horas e avaliou-se a porcentagem, índice de velocidade, tempo médio e velocidade de germinação, comprimento e peso de matéria seca radicular, do hipocótilo e das plântulas inteiras. A semente de moringa necessita de 0,2 g de água em um período de 128 horas para germinar. A pré-embebição de sementes de moringa em água por 24 horas é eficiente promover a melhor expressão da viabilidade e vigor em moringa.Downloads
Publicado
2013-07-19
Como Citar
Rabbani, A. R. C., Silva-Mann, R., Ferreira, R. A., & Vasconcelos, M. C. (2013). Pré – embebição em sementes de moringa. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/878
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.