Variação sazonal da qualidade das águas subterrâneas em diferentes domínios hidrogeológicos na bacia hidrográfica do Rio Piauí (Sergipe)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119903Palavras-chave:
contaminação antrópica, íons dissolvidos, vulnerabilidade hidrogeológicaResumo
Este estudo avaliou a qualidade das águas subterrâneas da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí (SE), com foco na potabilidade para abastecimento humano, considerando as variações sazonais e os domínios hidrogeológicos cárstico, fissural e granular. Foram amostrados 15 poços nas estações seca e chuvosa de 2022, analisados cloreto, nitrato, sulfato, sódio, sólidos totais dissolvidos (STD) e dureza e comparados aos limites da Resolução CONAMA 396/2008 e da Portaria GM/MS nº 888/2021. Os resultados indicaram variações sazonais e influência direta da litologia na composição da água. No período chuvoso, cloreto, STD, nitrato, sulfato e sódio ultrapassaram os limites do CONAMA e da Portaria do Ministério da Saúde em poços do domínio cárstico, associados à dissolução de rochas carbonáticas. Já no período seco, observaram-se concentrações elevadas de nitrato nos domínios fissural e granular. A dureza apresentou valores acima do limite da Portaria no domínio cárstico durante o período chuvoso, enquanto no domínio fissural verificou-se nitrato elevado associado à dureza, potencialmente relacionado à lixiviação de fertilizantes agrícolas. A influência do domínio hidrogeológico foi determinante: o cárstico concentrou maiores teores de sódio, cloreto e sulfato, enquanto o fissural apresentou predominância de nitrato. A atividade agrícola e a ausência de saneamento básico foram identificadas como potenciais fontes de contaminação. O estudo evidencia a necessidade de monitoramento contínuo e de estratégias de gestão sustentável voltadas à proteção dos aquíferos, além de preencher uma lacuna sobre a influência comparativa dos domínios hidrogeológicos em regiões semiáridas, fortalecendo a compreensão da vulnerabilidade hídrica e subsidiando políticas públicas de preservação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda da Silva Vieira, Maria Beatriz dos Santos, Thizá Vitória Sacramento Silveira, Clívia Santana Maia Santos, Joel Marques da Silva, Carlos Alexandre Borges Garcia, Roger Dias Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








