Impacto da desertificação na dinâmica hidrológica da Bacia do Rio Japaratuba no Médio Sertão Sergipano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119901Palavras-chave:
método Medalus, balanço hídrico, criticidade hídricaResumo
O mapeamento das áreas em processos de degradação do solo é decisivo para a manutenção da dinâmica hidrológica e dos fluxos ecossistêmicos. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo determinar a região afetada pela desertificação e seus possíveis impactos na área da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, no Médio Sertão Sergipano, correlacionando o conjunto de características naturais do ambiente com os fatores de ordem antrópica. Para tal, foram compilados os mapas de divisão climática, precipitação, pedologia, geomorfologia e uso do solo de bancos de dados georreferenciados de acesso gratuito. Para análise quantitativa das dinâmicas hidrológicas foi realizado o balanço hídrico dos municípios no ano de 2019 e a aplicação do modelo Medalus para obtenção da estimativa do índice de sensibilidade à desertificação. Foram integradas a caracterização natural da região (clima, pedologia e geomorfologia) com as modificações antrópicas (uso do solo), obtendo o índice de desertificação de 1,22. Este resultado indica que a região é potencialmente afetada pelo processo de desertificação; e o balanço hídrico indicou as diferenças entre o período úmido e o seco. No período úmido, o excedente hídrico foi positivo, no entanto, no período seco, a água presente no solo não supriu as demandas ecossistêmicas, denotando uma criticidade hídrica. Esta análise indicou a potencialidade de ocorrência do processo de desertificação com impactos na intensificação dos processos erosivos do solo e de seca na dinâmica hidrológica e ecossistêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Deborah Fernanda Carvalho de Santana, Paulo Sérgio de Rezende Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








