Perfil socioeconômico do aluno de graduação em Licenciatura e Tecnologia no ensino a distância: estudo de caso em um polo de apoio presencial da Serra Gaúcha

Autores

  • Carina V. Schneider Coutinho Universidade de Caxias do Sul
  • Adriano Pistore Universidade de Caxias do Sul
  • Márcia Rohr da Cruz Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Perfil Socioeconômico, Educação a Distância, Polo de Apoio Presencial

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo de caso realizado em um Polo de Apoio Presencial localizado na Serra Gaúcha. O objetivo foi analisar e comparar o perfil socioeconômico dos alunos da modalidade a distância de cursos de graduação em licenciatura e tecnologia de acordo com os critérios utilizados no Censo Educação a Distância: sexo, faixa etária e faixa de renda. A comparação das médias de idade e renda foi realizada com a aplicação de um teste paramétrico de hipóteses da diferença das médias para
duas amostras independentes com nível de significância de 5%. Os resultados da pesquisa apontam que em relação ao sexo, o feminino é predominante: 96% na licenciatura e 64% na tecnologia. Em relação à média de idade, os alunos de tecnologia apresentaram média de 29,2 anos, sendo esta menor do que a média dos alunos de licenciatura, de 32,5 anos. Para a faixa de renda, os resultados foram de 7 salários
mínimos para os cursos de tecnologia e 5,7 salários mínimos para os cursos de licenciatura. Concluiu-se que os alunos de educação a distância são pessoas adultas, com maior grau de maturidade e em sua maioria mulheres já colocadas no mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

Coutinho, C. V. S., Pistore, A., da Cruz, M. R., & Camargo, M. E. (2013). Perfil socioeconômico do aluno de graduação em Licenciatura e Tecnologia no ensino a distância: estudo de caso em um polo de apoio presencial da Serra Gaúcha. Scientia Plena, 9(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/870

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)