Estratégias para reduzir custos no cultivo in vitro de duas espécies de Melocactus (Cactaceae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.091201Palavras-chave:
Melocactus glaucescens, Melocactus paucispinus, gelificante alternativoResumo
Melocactus glaucescens e Melocactus paucispinus (“cabeça-de-frade”) são cactos nativos ameaçados de extinção devido, principalmente, à exploração exclusivamente extrativista pelo seu potencial ornamental. Estudos demonstraram que as técnicas de cultura de tecidos vegetais favorecem o crescimento dessas espécies e possibilitam a produção de mudas em larga escala e, portanto, podem ser utilizadas como alternativa para diminuir a pressão extrativista nas suas populações naturais. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência da substituição do ágar por amido de milho, fécula de batata ou fécula de mandioca; nitrato de potássio P.A. (KNO3) por salitre potássico; e autoclavagem pela esterilização química do meio de cultura no crescimento in vitro de espécies de “cabeça-de-frade”. Além dos altos valores de contaminação, os meios de cultura com os gelificantes féculas de batata e mandioca não apresentaram firmeza do gel suficiente para manter as plantas eretas. Não foi observada diferença significativa para sobrevivência, contaminação, comprimento da maior raiz, comprimento e diâmetro da parte aérea e matéria seca total entre as plantas cultivadas em ágar, KNO3 e autoclavagem e as plantas cultivadas com amido de milho, salitre potássico e esterilização química. Portanto, sugere-se a substituição total do ágar por 60 g L-1 de amido de milho, a substituição do KNO3 por 7 g L-1 de salitre potássico e da autoclavagem pela esterilização química do meio de cultura, o que possibilita a redução dos custos no cultivo in vitro das espécies estudadas e serve como incentivo à propagação dessas espécies para o mercado ornamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Torres-Silva, Moema Cortizo Bellintani, Alone Lima-Brito, Sheila Vitória Resende

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








