Kinetic adsorption study of textile dye “Reactive yellow BF-4G 200%” through adsorption using natural and activated smectite clays
Palavras-chave:
argila esmectita, adsorção, efluente têxtilResumo
O objetivo principal deste estudo foi avaliar reativa processo de remoção Amarelo 4G-BF-200% de corante através de adsorção em argila esmectítica em suas formas naturais, ativado quimicamente e termicamente ativados. Uma solução de 20 mg/L de corante foi preparada e da massa de esmectita argila utilizada foi fixado em 0,2g para cada argila de esmectita empregada. Uma cinética de adsorção foi desenvolvida de acordo com uma Planejamento fatorial 22 em que as amostras contendo adsorvente e adsorvato foram submetidas a ensaios de banho finito no IKA agitador KS 130-WEBER à temperatura ambiente (25°C), sendo conduzida em intervalos de 0-600 minutos usando NaCl PA, que participa no processo de condução, o aprisionamento de fixação do corante nos poros de argila. Os resultados de 98,05, 86,4 e 95,1% foram obtidos como percentagens de remoção para naturais, argilas de esmectita quimicamente e termicamente ativadas , respectivamente. Estes resultados mostraram que a ativação química e térmica não foram eficazes quando comparados com os resultados encontrados para argila de esmectita natural, de acordo com o método utilizado. Com base nos resultados cinéticos obtidos, foi possível testar a Lagergren de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem modelos cinéticos, sendo este último o mais adequado. A utilização de argila de esmectita como adsorvente parece ser um método eficiente e economicamente viável para o tratamento de efluentes têxteis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.