Aspectos da Redução da Fecundidade em Aracaju
Palavras-chave:
Fecundidade, Aracaju, Transição demográfica, Políticas Públicas, Dinâmica PopulacionalResumo
A mudança nas taxas de fecundidade é uma tendência que ocorre em quase todo mundo com exceção das regiões mais pobres da África. O processo de transição demográfica começou em países europeus e se espalhou pelo planeta. Essa é uma tendência que também se verifica no Brasil, onde a taxa de fecundidade é 1,86 filhos por mulher segundo os últimos dados do IBGE. Essas transformações estão em geral relacionadas com aumento da escolaridade, maior participação feminina no mercado de trabalho, maior acesso a métodos contraceptivos, aumento no custo de criação dos filhos e mudança de valores culturais em relação ao número de filhos. Neste contexto o presente trabalho busca caracterizar a redução da fecundidade em Aracaju e seus principais impactos, com o objetivo de detalhar o processo, revelando inclusive a realidade por bairros da capital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.