Atributos físicos sob diferentes sistemas de uso no sul do Espírito Santo

Autores

  • H. V. Sperandio Universidade Federal do Espírito Santo
  • R. A. Cecílio
  • L. C. Pilon
  • W. A. Campanharo

Palavras-chave:

qualidade do solo, pastagem, cafeeiro

Resumo

O uso sustentável do solo tem-se constituído em tema de crescente relevância face o aumento das atividades antrópicas. Com o objetivo de avaliar possíveis alterações na densidade do solo e porosidade total de um Latossolo Vermelho-Amarelo de textura média com 55% de areia e 23% de argila, com densidade de partículas em torno de 2,69 Mg m-3, em área sob mata nativa (Floresta Estacional Semidecidual), pastagem (Brachiaria decumbens com rotacionamento dos bovinos) e cultivo com café (Coffea canephora), em Alegre, ES, foram retiradas amostras de solo em duas profundidades (0,0 a 0,2 m e 0,2 a 0,4 m). Os resultados revelaram que a interação entre as diferentes coberturas vegetais e as profundidades não foi significativa para nenhum atributo físico do solo avaliado, ou seja, os fatores em estudo atuam independentemente. A cobertura vegetal influenciou significativamente os valores da densidade do solo e da porosidade total. A mata nativa apresentou pelos parâmetros em estudo a melhor qualidade de solo, seguido do cafeeiro e pastagem.

Biografia do Autor

H. V. Sperandio, Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro Florestal. Mestrando em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de Silvicultura e solos.

R. A. Cecílio

Eng. Agrícola, D.Sc., Prof Universidade Federal do Espírito Santo.

L. C. Pilon

Eng. Agrônomo. Mestrando em Produção Vegetal  pela Universidade Federal do Espírito Santo na linha de solos e nutrição de plantas.

Downloads

Publicado

2013-07-22

Como Citar

Sperandio, H. V., Cecílio, R. A., Pilon, L. C., & Campanharo, W. A. (2013). Atributos físicos sob diferentes sistemas de uso no sul do Espírito Santo. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/843

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.