Preparação e caracterização de bioplástico de amido extraído de sementes de resíduos agroindustriais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087208Palavras-chave:
biomassa, polímeros naturais, glicerolResumo
Durante várias décadas, plásticos derivados do petróleo foram amplamente utilizados na indústria e comércio por conta de suas características flexíveis e custo acessível. No entanto, a crescente conscientização ambiental revelou problemas, como a degradação lenta desses plásticos e a poluição resultante do descarte inadequado. A busca por alternativas biodegradáveis ganhou destaque, despertando o interesse de plásticos provenientes de fontes renováveis e capazes de se decompor naturalmente. Diante disso, o amido se destaca por sua origem renovável, capacidade de biodegradação e versatilidade econômica. O desafio de criar filmes apenas de amido, devido à sua falta de maleabilidade e fragilidade, requer a adição de complementos nas matrizes poliméricas. A inclusão de plastificantes é essencial para diminuir a rigidez, melhorando as propriedades mecânicas dos filmes. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo produzir filmes utilizando amidos das sementes de jaca, manga e abacate, com glicerol como plastificante. A extração do amido das sementes foi realizada com água. O método de casting foi empregado para a produção de todos os filmes, com temperatura de secagem de 40 °C por 24 h. Com base nas análises realizadas neste trabalho, foi possível concluir que os bioplásticos produzidos não apresentaram diferenças significativas em suas estruturas físicas e químicas, como observado na análise de FTIR, na qual todos os filmes apresentaram os mesmos grupos funcionais, e por MEV percebeu-se que as superfícies dos filmes exibiram morfologias similares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Izabel Melo de Santana, Carlos Fernando Souza Santos, Patrícia Fernanda Andrade, Liliane Oliveira Mota, Lisiane Santos Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








