Tratamento de água como tema gerador de uma sequência didática voltada à Educação Ambiental no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087206Palavras-chave:
três momentos pedagógicos, Ensino de Química, Educação AmbientalResumo
A Educação Ambiental (EA) visa proporcionar aos cidadãos conhecimentos que os levem à construção de valores sociais, tanto coletivos quanto individuais, para coexistência e a conservação do meio ambiente. Dessa forma, a escola caracteriza-se como um espaço alternativo no qual a EA deve se apresentar como protagonista, relacionando conteúdos com temas ambientais, que possibilitem aos alunos agirem com responsabilidade com o meio ambiente. Dentro dessa perspectiva este trabalho tem como objetivo observar as concepções e evoluções conceituais de alunos da 1º série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na zona rural sergipana através da elaboração de uma Sequência Didática que relacione o Ensino de Química à Educação Ambiental com contextualização sobre o tema água e seu processo de tratamento para consumo humano, associando os conceitos de dispersão: coloidal e suspensão e separação de misturas. Para tal, foi criada uma sequência didática (SD), intitulada “O caminho da água até à torneira”, que foi desenvolvida ao longo de quatro semanas para um total de 15 alunos. Foi possível notar que cerca de 99% dos alunos compreenderam a relevância do tema para promover reflexões socioambientais, bem como a importância de tratar e conservar esse recurso hídrico. Porém, ao estabelecer uma relação entre o tema e o conteúdo científico e a promoção da evolução conceitual, nota-se que os participantes tiveram dificuldades em modificar suas concepções anteriores.
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Copyright (c) 2025 Maria Itamara dos Santos, Adrielle Silva dos Santos, Filipe Silva de Oliveira, Luciano Evangelista Fraga

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