Caracterização da turfa e seletividade de adsorção entre Cromo, Níquel, Cobre e Cádmio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087205Palavras-chave:
turfa, seletividade, metaisResumo
A crescente industrialização tem gerado uma quantidade cada vez maior de resíduos e contaminantes, especialmente na água. A crescente demanda por água doce, que já supera a estimativa de disponibilidade, soma-se à grave ameaça ambiental representada pela contaminação dos recursos hídricos por metais potencialmente tóxicos, corantes e outros produtos químicos. A adsorção é uma técnica eficiente e econômica para remover contaminantes da água. Ela consiste em utilizar materiais adsorventes, como a turfa, que possuem a capacidade de atrair e reter as substâncias poluentes em sua superfície. A turfa, um material orgânico formado pela decomposição de plantas em ambientes úmidos, apresenta características que a tornam um excelente adsorvente: alta porosidade, grande área superficial e presença de grupos funcionais que se ligam aos metais. O objetivo deste estudo foi caracterizar a turfa e avaliar seu desempenho na remoção de diferentes metais em um sistema competitivo. A turfa analisada apresentou características adequadas para a adsorção, como alta porosidade e presença de grupos funcionais. Os resultados mostraram que a turfa foi altamente eficiente na remoção de todos os metais estudados, com eficiência superior a 94%. A ordem de preferência de adsorção foi cádmio > níquel ≈ cromo > cobre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitória Marighella Mota Moraes, Mércia Clay Fontes Silva, Laisa Fabian Santos Ferreira, Iramaia Corrêa Bellin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








