Extrato de Mentha suaveolens (EHRH) possui atividade antioxidante e ausência de toxicidade oral aguda
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.037201Palavras-chave:
hortelã, antioxidante, atóxicoResumo
O artigo discute a composição química e o potencial farmacológico antioxidante de Mentha suaveolens, também conhecida como hortelã-maçã. A planta é uma Magnoliopsidea pertencente à família Lamiacea e é nativa da Holanda, África, Europa Ocidental e Sul, encontrada tipicamente ao longo das margens de riachos, rios e pântanos. O constituinte de maior demanda comercial encontrado nesta espécie é o monoterpeno mentol, que é amplamente utilizado nas indústrias farmacêutica e alimentícia. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo determinar a influência das estações do ano na composição química e no potencial farmacológico de extratos das folhas de M. suaveolens, determinando as concentrações de fenóis totais, flavonoides, atividade antioxidante, citotoxicidade contra Artemia Salina Leach e análise de toxicidade oral aguda em ratos Wistar. O estudo coletou amostras de plantas durante três estações: verão, primavera e outono. Os resultados mostraram que a maior concentração de fenóis totais, flavonoides, maior atividade antioxidante e menor toxicidade, foram obtidas da planta colhida no verão. Dessa forma, esse extrato foi submetido aos testes in vivo, apresentando ausência de toxicidade para o peso do animal, peso do fígado, parâmetros bioquímicos e hematológicos analisados. Ademais, os resultados indicaram a melhor época de coleta para extratos da planta, quando aplicada à finalidade dessa pesquisa. Além disso, o estudo revelou informações importantes sobre o potencial antioxidante e sobre a segurança para ingestão de extratos dessa planta, nas concentrações testadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tainá Maria Saúgo, Ubiratan Alegransi Bones, Kauane Andressa Flach, Cristiane Batassini, Fábio Ferreira Gonçalves , Carlos Eduardo Blanco Linhares, Sandro Rogério Giacomelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.