Uso de Resíduos Sólidos para Desenvolvimento de Espaços Ecológicos: Praça e Trilha como Vetores de Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.032701Palavras-chave:
reciclagem, educação ambiental, meio ambienteResumo
O acúmulo de resíduos sólidos sem destinação adequada leva a consequências danosas ao meio ambiente, o que torna importante a busca por soluções ecologicamente viáveis. Assim, o objetivo do trabalho foi reaproveitar resíduos sólidos em um protótipo de praça e trilha ecológicas no ambiente físico da Universidade Federal do Maranhão-Campus Balsas (UFMA-CB). Para isso, fez-se um diagnóstico do local quanto a funcionalidade das edificações do entorno, as modificações antrópicas, além da delimitação da trilha e da praça. Conforme os dados, a UFMA-CB possui área total de 120 ha e alguns indícios de queimadas e acúmulo de resíduos da construção civil provenientes das obras nos prédios administrativo, pedagógico e de laboratórios. A trilha estabelecida tem 850 metros de extensão e no canteiro da praça foram inseridos utensílios reciclados e plantas de espécies nativas do cerrado, contribuindo para a reabilitação de um espaço para espairecer ao ar livre e inspirar a práticas socioambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Wilson Leal Junior, Vanessa Queiroz Fonseca, Regina Maria Mendes Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.