Avaliação da qualidade dos eluatos de geradores de 99Mo-99mTc
Resumo
A avaliação da qualidade dos radiofármacos utilizados em procedimentos diagnósticos em Medicina nuclear é essencial para se obter imagens adequadas, bem como evitar exposições desnecessárias para o paciente. A maioria dos radiofármacos são marcados com 99mTc obtido do gerador de 99Mo-99mTc. Antes do procedimento de marcação, o eluato precisa ser avaliado quanto às purezas radionuclídica, química e radioquímica, além do pH. Esse estudo objetiva avaliar a qualidade dos eluatos provenientes dos geradores de 99Mo-99mTc utilizados em serviços de medicina nuclear na cidade de Recife, Brasil. Para determinar o teor de 99Mo contido no eluato, foi empregado o método de atenuação usando um cilindro de chumbo com espessura de 6mm. Para o teste de pureza química, foi empregado o teste colorimétrico semi-quantitativo com soluções padrões de Al3+ com concentrações de 5, 10 e 20 ppm. A pureza radioquímica foi determinada por cromatografia em camada delgada utilizando placa cromatográfica de sílica gel (60F) sobre folha de alumínio (Sorbent Technologies®), a qual foi cortada em tiras de 1x10cm. Os solventes foram acetona e salina. A avaliação do pH foi realizada com o papel universal de pH (Merck®). Foi observado que, aproximadamente, 2% das amostras mostraram níveis de 99Mo acima do valor de referência. Duas amostras estavam fora dos limites recomendados para concentração de Al3+. Com relação a presença de pertecnetato livre, 40% das amostras apresentaram valores de Rf discrepantes dos recomendados pelas farmacopéias européia e americana. Com relação ao teste de pH, todas as amostras estavam dentro do intervalo esperado. Assim, observa-se que se faz necessário implementar um programa de controle da qualidade do eluato nas clínicas de medicina nuclear antes de serem utilizados nas marcações dos radiofármacos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.