Conhecimentos, atitudes e práticas sobre hantavirose em um assentamento rural de Planaltina - Distrito Federal, 2011
Palavras-chave:
Conhecimentos, atitudes e praticas, Hantavirose, Assentamento RuralResumo
Foi realizado um estudo sobre os conhecimentos, atitudes e praticas sobre hantavirose em um Assentamento Rural no município de Planatina, DF, entre os meses de outubro e novembro de 2011. No local foi realizado um inquérito domiciliar nas 158 famílias residentes do Assentamento Oziel Alves II, onde através de questionários padronizados foram avaliadas as prevalências sobre os conhecimentos, atitudes e praticas em relação à doença. Foram entrevistadas 135 famílias representando 85% dos residentes no momento da pesquisa. Pelas características sócio demográficas da população analisada, todas estão expostas ao risco do adoecimento. A maioria dos entrevistados já ouviu falar em hantavirose, sabe como ocorre a infecção e da gravidade da doença. O mecanismo de informação mais representativo no local foi a TV. O local onde ocorre a infecção e os mecanismos de prevenção devem ser mais explorados em trabalhos educativos. As condições de moradia, aliadas a falta de cuidados básicos de limpeza e prevenção pelos moradores do assentamento, sugerem comportamentos de risco para contrair a doença no local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.