Avaliação dos efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folhas secas de Psidium guajava L. sobre a germinação e o desenvolvimento inicial de Phaseolus vulgaris L.

Autores

  • Guilherme Luiz Celant Giombelli UNIOESTE
  • Ana Luisa Moro Taveira
  • Izabelly Orso de Siqueira
  • Bárbara Julia dos Santos Jeanfelice
  • Weverton Krein
  • Caroline Rodrigues Caldas
  • Jaqueline Malagutti Corsato
  • Andrea Maria Teixeira Fortes UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.031201

Palavras-chave:

sistema silviagrícola, feijão, goiaba

Resumo

A alelopatia é um fenômeno natural que consiste na liberação de metabólitos secundários de plantas, e pode ter efeito benéfico ou prejudicial sobre outras plantas. Há grande potencial em incorporar a alelopatia em práticas agrícolas mais sustentáveis, contudo, em sistemas agroflorestais, esse fenômeno precisa ser avaliado na proposição de consórcios entre diferentes espécies de plantas para evitar prejuízos. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo inicial para avaliar em condições laboratoriais os efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folhas secas de Psidium guajava L. em diferentes concentrações sobre o processo germinativo e o desenvolvimento inicial de plântulas de Phaseolus vulgaris L. As variáveis avaliadas foram porcentagem, tempo médio, índice de velocidade, frequência relativa e índice de sincronização do processo germinativo, porcentagem de plântulas normais e anormais, comprimento médio e massa seca da parte aérea e da raiz de plântulas e teores de lipoperoxidação das raízes de P. vulgaris. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os principais resultados observados foram a diminuição da porcentagem de plântulas normais, do comprimento médio e da massa seca da raiz de P. vulgaris conforme o aumento da concentração dos extratos de P. guajava. Também foi observado maior índice de sincronização e maiores teores de lipoperoxidação na presença dos extratos. Portanto, em condições laboratoriais, o extrato aquoso de folhas secas de P. guajava apresentou efeito inibitório sobre os parâmetros avaliados.

Downloads

Publicado

2025-04-21

Como Citar

Celant Giombelli, G. L., Moro Taveira, A. L., Orso de Siqueira, I., dos Santos Jeanfelice, B. J., Krein, W., Rodrigues Caldas, C., … Teixeira Fortes, A. M. (2025). Avaliação dos efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folhas secas de Psidium guajava L. sobre a germinação e o desenvolvimento inicial de Phaseolus vulgaris L. Scientia Plena, 21(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.031201