Dinâmica temporal do potencial de inóculo micorrízico de comunidades fúngicas em ecossistemas de referência no cultivo do morangueiro no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.070204Palavras-chave:
Fragaria X ananassa Duch., Sorghum bicolor (L.) Moench, micorriza arbuscularResumo
Uma das alternativas para tornar o sistema de produção do morangueiro mais sustentável são os fungos micorrízicos arbusculares (FMA). No entanto, existem poucos inoculantes comerciais à base de FMA. Essa carência pode ser atribuída à escassez de informações sobre a dinâmica temporal do potencial de inóculo micorrízico (PIM). Aqui, investigamos se há variabilidade temporal quanto ao PIM de comunidades de FMA em solos cultivados e de mata nativa de ecossistemas de referência no cultivo do morangueiro. Os tratamentos foram nove inoculantes (oito solos contendo comunidades de FMA e Rhizophagus clarus como testemunha) não submetidos (ano de 2016) ou submetidos (ano de 2020) ao armazenamento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três repetições. Os inoculantes usados agruparam-se em três estratos quanto à colonização micorrízica. R. clarus apresentou maior capacidade infectiva nas raízes de sorgo, seguido pelos inoculantes oriundos de solos de mata nativa e após, como último estrato, os inoculantes oriundos de solos cultivados com morangueiro. O maior PIM foi observado em inoculantes não armazenados, no experimento estabelecido em 2016. Em conclusão, há variabilidade temporal quanto ao PIM de comunidades de FMA em solos cultivados e de mata nativa de ecossistemas de referência no cultivo do morangueiro. Solos naturais e aqueles não armazenados têm maior capacidade de colonizar as raízes do hospedeiro vegetal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Luís Trevizan Chiomento, Thomas dos Santos Trentin, Alana Grando Dornelles, Arthur Pegoraro Klein, Francisco Wilson Reichert Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.