Aplicação integrada da modelagem da qualidade da água e das curvas de permanência de qualidade como ferramenta para a gestão de recursos hídricos na bacia do rio Piauitinga, em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089914Palavras-chave:
autodepuração, enquadramento, ottobaciasResumo
O presente trabalho tem por objetivo propor uma metodologia para subsidiar o futuro processo de enquadramento dos cursos d’água superficiais da bacia do rio Piauitinga, baseada na aplicação concomitante da modelagem de qualidade da água e das curvas de permanência de qualidade. Foram estabelecidas duas condições para simulações da qualidade da água, sendo a condição atual com eficiência de 0% e a segunda considerando eficiência de 70% de remoção de demanda bioquímica de oxigênio (DBO), considerando os cenários de ocorrência e não ocorrência de autodepuração, para o ano de 2024. As cargas totais de DBO5,20 foram estimadas nas ottobacias da bacia, no nível 6, considerando-se o esgotamento doméstico e efluentes industriais como fontes poluidoras. Através do modelo QUAL-UFMG, foram simulados os perfis de DBO5,20 e de Oxigênio Dissolvido (OD) ao longo do rio Piauitinga. As curvas de permanência de qualidade para o parâmetro DBO5,20 foram construídas para rio de água doce, classes 1, 2 e 3. A capacidade de autodepuração do rio Piauitinga permitiu a redução acima de 25% da carga total de DBO5,20, indicando a necessidade de ampliação da cobertura do serviço de tratamento de esgotos na área de estudo. Os resultados demonstram que a metodologia adotada se mostrou adequada para auxiliar o processo de enquadramento de corpos d’água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Nunes dos Santos, Ana Paula Ávila Barbosa Macedo, Renilda Gomes de Souza, Márcia Rodrigues de Moura Fernandes, Wanda Tathyana de Castro Silva, Erwin Henrique Menezes Schneider, Letícia Ribeiro Pimenta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.