Caracterização da vulnerabilidade à desertificação por geotecnologias no sul do estado de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089910

Palavras-chave:

aquífero, degradação do solo, salinização

Resumo

Os fenômenos erosivos desempenham um papel importante no processo de desertificação, contribuindo progressivamente para a degradação de terras e a consequente mudança de paisagens, sendo a erosão hídrica um dos fatores mais comuns em regiões de alto declive. Nas regiões com baixa pluviosidade, a desertificação ocorre pela concentração de sais na superfície do solo, agravados pela sua evapotranspiração e pelo manejo inadequado da vegetação. Dessa maneira, o trabalho buscou classificar alguns dos agentes aceleradores do processo de empobrecimento do solo em uma área que contempla desde o leste sergipano até o semiárido, nas bacias hidrográficas dos rios Real e Piauí, com o auxílio de técnicas de geoprocessamento para elaboração de mapas temáticos a partir de arquivos vetoriais, Modelos Digitais de Elevação (MDE) e imagens Landsat-8. Apesar de 39,33% dos solos serem altamente suscetíveis à erosão hídrica, com declividades entre 20 e 45%, destacou-se a presença de baixos níveis precipitação média, 46,63% de solos pobres em drenagem e alta exposição das encostas ao sol (41,8% à Oeste) em períodos de maior radiação solar, além da presença de elevada atuação humana em setores como o das atividades agrossilvopastoris. Constatou-se uma relação entre estas condições e a condutividade elétrica das águas subterrâneas, crescente de leste à oeste. Sendo assim, concluiu-se que o conjunto de fatores analisados tendem para o objetivo proposto pelo trabalho, sendo fundamentais estudos mais aprofundados para a real estimativa dos riscos ambientais associados aos solos da região.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Rezende Nascimento, Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Geólogo formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Especialista em Ensino de Geociências para Nível Superior pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2024-09-22

Como Citar

Tomé de Lima Silva, A., & Sérgio de Rezende Nascimento, P. (2024). Caracterização da vulnerabilidade à desertificação por geotecnologias no sul do estado de Sergipe. Scientia Plena, 20(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089910

Edição

Seção

XVI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe