Caracterização da vulnerabilidade à desertificação por geotecnologias no sul do estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089910Palavras-chave:
aquífero, degradação do solo, salinizaçãoResumo
Os fenômenos erosivos desempenham um papel importante no processo de desertificação, contribuindo progressivamente para a degradação de terras e a consequente mudança de paisagens, sendo a erosão hídrica um dos fatores mais comuns em regiões de alto declive. Nas regiões com baixa pluviosidade, a desertificação ocorre pela concentração de sais na superfície do solo, agravados pela sua evapotranspiração e pelo manejo inadequado da vegetação. Dessa maneira, o trabalho buscou classificar alguns dos agentes aceleradores do processo de empobrecimento do solo em uma área que contempla desde o leste sergipano até o semiárido, nas bacias hidrográficas dos rios Real e Piauí, com o auxílio de técnicas de geoprocessamento para elaboração de mapas temáticos a partir de arquivos vetoriais, Modelos Digitais de Elevação (MDE) e imagens Landsat-8. Apesar de 39,33% dos solos serem altamente suscetíveis à erosão hídrica, com declividades entre 20 e 45%, destacou-se a presença de baixos níveis precipitação média, 46,63% de solos pobres em drenagem e alta exposição das encostas ao sol (41,8% à Oeste) em períodos de maior radiação solar, além da presença de elevada atuação humana em setores como o das atividades agrossilvopastoris. Constatou-se uma relação entre estas condições e a condutividade elétrica das águas subterrâneas, crescente de leste à oeste. Sendo assim, concluiu-se que o conjunto de fatores analisados tendem para o objetivo proposto pelo trabalho, sendo fundamentais estudos mais aprofundados para a real estimativa dos riscos ambientais associados aos solos da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angel Tomé de Lima Silva, Paulo Sérgio de Rezende Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.