Efeito de recipientes e tipo de substratos na qualidade das mudas de Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P.Queiroz.
Palavras-chave:
produção de mudas, substratos e recipientesResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos e recipientes na qualidade de mudas de Poincianella pyramidalis (Tul.) L. P. Queiroz. O experimento foi conduzido na Casa de Vegetação do Departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foram testados 4 tipos de substratos: solo, pó de coco, bagacilho de cana e esterco bovino e dois tipos de recipientes: tubete, com capacidade volumétrica de 0,3 dm³ e saco de polietileno com 1,3 dm³. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente ao acaso, com esquema fatorial 2 x 12, com seis repetições por tratamento e três mudas por repetição. Pode-se concluir que as mudas cultivadas em tubetes com substrato solo + esterco e/ou solo + bagacilho, apresentaram resultados estatisticamente iguais ao saco de polietileno, porém o tubete exige menor espaço e menor volume de substrato, sendo indicadas para a produção de mudas de catingueira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.