Avaliação da favorabilidade das águas subterrâneas nos aquíferos da Bacia Sergipe-Alagoas, Sergipe, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089907Palavras-chave:
sensoriamento remoto, extração de lineamentos, águas subterrâneasResumo
Há décadas, os recursos hídricos têm sido elementos indutores no desenvolvimento dos centros urbanos e industriais ao redor do mundo. Contudo, essa dependência levou à degradação indiscriminada, tornando muitos rios inacessíveis em qualidade e quantidade. Em resposta, a Organização das Nações Unidas lançou a Agenda Mundial 2030, que inclui o acesso à água potável e cidades sustentáveis como metas centrais. Este estudo, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, foca na identificação dos aquíferos mais favoráveis à explotação de água subterrânea no município de Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, Brasil. Utilizando Sistema de Informação Geográfica, foram processados dados vetoriais e matriciais com os softwares QGIS, ENVI, OpenStereo e CorelDraw. Identificaram-se 296 recursos hídricos superficiais, totalizando 698.330 metros lineares, com padrão variando de dendrítico a retangular e direção preferencial de escoamento nordeste-sudoeste (0-15°), ocupando o relevo dissecado das formações geológicas Tercio-Quaternárias. A partir do Modelo Digital de Elevação, foram extraídos 230 lineamentos, somando 244.902 metros lineares, com direção preferencial nordeste-sudoeste (60°-75°). Correlacionando os lineamentos com dados hidrográficos, litoestratigráficos e vazões obtidas em poços tubulares, determinou-se que as camadas de calcário fraturado, quando associadas aos aquíferos sedimentares livres, são as áreas de maior favorabilidade, destacando-se as formações Cotinguiba (K2cs) e Calumbi (K2ca). A identificação de áreas com maior favorabilidade hidrogeológica pode orientar políticas públicas e investimentos, promovendo o uso sustentável da água subterrânea, enfatizando assim a importância da integração de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento em estudos hidrogeológicos para aprimorar a compreensão e a gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cássio Filipe Vieira Martins, Roger Dias Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.