Análise morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Vaza-Barris (SE): identificação de área vulnerável à degradação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089906Palavras-chave:
geoprocessamento, recursos hídricos, vulnerabilidade ambientalResumo
A análise morfométrica de bacias hidrográficas é crucial para compreender as suas características geométricas, como forma, tamanho e padrão de drenagem. Esses dados são essenciais para o planejamento e gestão sustentável dos recursos hídricos, incluindo a avaliação da vulnerabilidade ambiental. Neste sentido, este estudo teve como objetivo principal realizar a análise morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Vaza-Barris no estado de Sergipe. Dessa forma, foram utilizadas ferramentas de geoprocessamento para tratar os dados vetoriais e matriciais nos softwares QGIS e SPRING, quantificando as características geométricas da rede de drenagem e relevo, a partir de parâmetros morfométricos e dados cartográficos de uso da terra, precipitação, pedologia, exposição do sol, hipsométrico e declividade. Os resultados mostraram que a bacia apresenta um fator de forma (0,099), coeficiente de compacidade (2,06), índice de circularidade (0,23) e razão de elongação (0,35), indicando que a bacia apresenta condições satisfatórias de escoamento superficial, não apresentando riscos elevados de inundações, além disso, mostra que a área apresenta uma variação topográfica significativa, influenciando os padrões de escoamento de água devido a declividade predominante de 10 a 15%, sendo mais propicio o transporte de sedimentos e o processo de erosão. A baixa precipitação em áreas onde a agropecuária é preponderante contribui para aumentar a vulnerabilidade hídrica, enquanto as atividades antrópicas exercem um impacto direto na qualidade do solo e da água na região. Portanto, este estudo destaca a importância da análise morfométrica, em bacias hidrográficas, utilizando SIG, como subsídio para o planejamento e gerenciamento eficaz dos recursos hídricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Gabriela Melo Santos, Paulo Sérgio de Rezende Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.