Expansão urbana e susceptibilidade à inundações e deslizamentos na Região Metropolitana de Aracaju
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089905Palavras-chave:
urbanização desordenada, inundação, gestão costeira integradaResumo
A concentração da população e o desenvolvimento socioeconômico exercem significativa pressão sobre as zonas costeiras, acentuando os processos naturais e ressaltando a importância de uma gestão integrada que avalie a perigosidade e a vulnerabilidade socioambiental desses ambientes. As atividades humanas, como a urbanização desordenada, a remoção de dunas, a extração de areia e a construção de barragens, contribuem para a fragilidade ambiental dos sistemas costeiros. Neste sentido, o objetivo deste estudo é entender os impulsionadores e os impactos da expansão urbana na Região Metropolitana de Aracaju (RMA), através da análise cartográfica, para avaliar as áreas susceptíveis a inundações e deslizamentos, agravadas pela urbanização desordenada e expansão imobiliária. A integração de dados geoespaciais e análises multidisciplinares é fundamental para identificar áreas críticas e assim subsidiar estratégias de mitigação. Os desafios enfrentados pela RMA refletem uma realidade nacional e global da crescente urbanização e pressão sobre as zonas costeiras. Este estudo revela uma taxa de aumento de cerca de 2,2 km²/ano da área urbanizada na RMA, considerando o período de 1985 a 2022, particularmente expressiva em áreas de baixa declividade e susceptíveis à inundação, notadamente nas zonas de expansão em Aracaju e Barra dos Coqueiros. A expansão urbana na região não dá indícios de desaceleração, além de possuir tendência de continuar a ocupar áreas susceptíveis a inundações e, com o crescimento desordenado, aumentar os riscos associados a ocupações em áreas susceptíveis a deslizamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Franciele Caroline Guerra, Roger Dias Gonçalves, Regina Célia de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.