Preparo e separação de bioetanol a partir da casca de abacaxi combinando fermentação e pervaporação através de membranas de PDMS contendo biocarvão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.104201Palavras-chave:
biocarvão, bioetanol, casca de abacaxiResumo
Etanol é uma alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Diferentes materiais têm sido estudados como fonte de etanol de segunda geral, como o resíduo alimentício. O objetivo deste trabalho foi investigar a casca de abacaxi como fonte de açúcar para a produção de etanol por fermentação e sua separação do mosto. O açúcar da casca de abacaxi foi extraído com água e a fase rica foi pré-tratada com filtração em tecido, filtro convencional (14 µm). Então, o filtrado foi fermentado a etanol usando Saccharomyces cerevisiae. O mosto fermentativo foi alimentado em um sistema de pervaporação contendo membranas de polidimethilsiloxano, com 0 e 2 % em massa de carvão a partir do resíduo de abacaxi, a fim de purificar o bioetanol e removê-lo do mosto. O rendimento de bioetanol no mosto fermentativo foi de 88%, após 24 horas. Testes de pervaporação revelaram maior fluxo e seletividade para membranas sem carvão, mostrando valores de 120 g/m2h, e 1.0 % em volume de etanol no permeado. Os resultados mostraram o potencial do uso do resíduo de abacaxi como a fonte de açúcar para biocombustíveis como o bioetanol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sabrina de Matos Nonato, Katia Cecilia de Souza Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.