Análise da eficiência dos serviços de abastecimento de água nos municípios do estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089903Palavras-chave:
desempenho de serviços, municípios sergipanos, panorama de águaResumo
Para a melhoria no fornecimento de água potável, o governo federal almeja aumentar até 2033, por meio do marco legal do saneamento básico, que a população brasileira possa ser beneficiada com a prestação de serviços eficientes. O estado de Sergipe, em busca da universalização do saneamento, objetiva adequar modelos para a expansão dos serviços do setor. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar a eficiência dos serviços de abastecimento de água dos 75 municípios do estado de Sergipe no período de 2016 até 2021. Para tanto, foram utilizados dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e dados do censo demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O método não paramétrico de Análise Envoltória de Dados (DEA) foi utilizado para mensurar a eficiência, considerando as despesas de exploração dos serviços com água como insumo, e as variáveis de população total atendida com abastecimento de água e quantidade de ligações ativas de água, como produtos. Os resultados apontaram um desempenho ineficiente para mais de 50% dos municípios sergipanos na prestação dos serviços de abastecimento de água. Entretanto, as novas regras estabelecidas pelo marco regulatório do saneamento, contribuíram para a participação dos municípios sergipanos na divulgação de seus dados ao SNIS, proporcionando transparência dos serviços prestados à população.
Palavras-chave: desempenho de serviços, municípios sergipanos, panorama de água
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elizangela Santos Ferreira, Daniella Rocha, José Rodrigo Santos Silva, Jucicléa Santos Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.