Caracterização magnética do monocristal DyRhIn5
Palavras-chave:
intermetálicos, monocristais, metamagnetismo.Resumo
Neste trabalho apresentamos a síntese em forma monocristalina do composto intermetálico DyRhIn5 pelo método do auto-fluxo, a caracterização estrutural através de medidas de difração de pó de raios X à temperatura ambiente e a caracterização magnética através de medidas de magnetização dc em função da temperatura e do campo magnético aplicado. As medidas magnéticas foram realizadas, com a utilização de um magnetômetro comercial MPMS-7, com detecção SQUID, aplicando o campo magnético paralela e perpendicularmente ao eixo c dos monocristais, O composto formou-se em fase única com estrutura tetragonal tipo HoCoGa5, pertencente ao grupo espacial P4/mmm, com parâmetros de rede iguais a a = b = 4,585Å e c = 7,359Å. Este composto apresentou uma ordem antiferromagnética com temperatura de Néel de 28K quando um campo magnético de 1 kOe foi aplicado ao longo do eixo c, sendo que, a partir da transição, um comportamento típico Curie-Weiss foi observado. Nas curvas de histerese magnética em T = 2 e 5 K, com o campo magnético aplicado paralelamente ao eixo c do cristal, um comportamento metamagnético foi observado.Downloads
Publicado
2012-06-14
Como Citar
da Silva, J. C., & Salazar, N. O. M. (2012). Caracterização magnética do monocristal DyRhIn5. Scientia Plena, 8(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/798
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.