Consumo de água irrigada nos maiores municípios canavicultores de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089901Palavras-chave:
produtividade, recursos hídricos, sustentabilidadeResumo
A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma importante cultura agrícola para os países produtores e é a matéria-prima para a produção de açúcar e álcool. Seu ciclo produtivo demanda um expressivo volume de água que, devido a fatores climáticos, pode sofrer com a escassez hídrica e comprometer a produtividade da commodity e dos seus coprodutos. O objetivo deste trabalho é analisar o consumo da água irrigada nos principais municípios sergipanos produtores de cana-de-açúcar. A metodologia empregada possui caráter exploratório, de natureza quali-quantitativa, com coleta de dados secundários, pesquisa bibliográfica e a delimitação da área de estudo. A análise dos dados demonstrou uma falta de sincronia entre a área dos canaviais, o volume produzido e o consumo de água irrigada nos municípios sergipanos de Laranjeiras, Japaratuba, Maruim, Capela e Siriri, demonstrando haver necessidade de readequação do sistema produtivo de forma a otimizar o uso dos recursos hídricos empregados no processo de cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, a projeção do consumo de água irrigada até o ano de 2040 demonstra, juntamente com a série histórica de consumo de água irrigada para a cana-de-açúcar nesses municípios, que há uma redução dos reservatórios de água enquanto o consumo tende a ser alto e crescente. Concluiu-se que os cinco maiores municípios produtores de cana-de-açúcar em Sergipe, embora apresentam dinâmicas e características próprias, possuem divergências na relação entre a área ocupada pelos canaviais, o volume produzido e o consumo de água irrigada demandando ações de correções e análise da situação, de forma a diminuir o impacto ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, Inajá Francisco de Sousa, Antônio Heriberto de Castro Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.