Indução e maturação de embriogênese somática em mangabeira, uma Apocynaceae de usos múltiplos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.090202Palavras-chave:
Hancornia speciosa Gomes, micropropagação, embriogênese somáticaResumo
Este estudo relatou os primeiros resultados de indução de embriogênese somática in vitro em Hancornia speciosa Gomes (mangabeira, Apocynaceae). Para induzir calogênse, segmentos foliares e nodais do acesso TC foram cultivados em meio de cultura I (Murashige e Skoog; sais MS, putrescina, 45 µM de ácido 2,4-diclorofenoxiacético – 2,4D; 22,19 µM de 6-benzilaminopurina - BAP). Para a próxima etapa (multiplicação), as massas de calos foram subcultivadas em meio de cultura II (sais MS, 22,62 µM de 2,4-D e 22,19 µM de BAP). Após 90 dias, os calos embriogênicos foram inoculados em meio de cultura III de maturação embrionária somática (sais MS, polietilenoglicol; PEG (0 e 2%) e BAP (44,39 e 66,58 µM). Foram avaliados pró-embriões e embriões somáticos em fase de maturação após 60 dias. Para análise dos dados dos experimentos I e II foi utilizado o pacote rstatix do software R com testes não paramétricos (p < 0,05). O teste de Tukey (p < 0,05) foi realizado nos dados do experimento III. Para indução e multiplicação de calos embriogênicos, 45 µM de 2,4-D e 22,19 µM de BAP foram eficientes. O maior desenvolvimento pré-embrionário e somático foi observado nos explantes nodais cultivados na presença de 44,39 e 66,58 µM de BAP e 2% de PEG. A putrescina não promoveu as massas embriogênicas de calos derivados de explantes foliares no acesso TC.
Palavras-chave: Hancornia speciosa Gomes, micropropagação, embriogênese somática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Vieira Santana, Gilmara da Silva Freire, Itamara Bomfim Góis, Larissa Luzia Peixoto Nascimento, Paulo Augusto Almeida Santos, Ana Veruska Cruz da Silva, Ana da Silva Lédo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.