Tipo de habitat e variação sazonal na estrutura da comunidade de escaravelhos (Coleoptera: Scarabaeidae) na Mata Atlântica Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.032401

Palavras-chave:

remoção de esterco, dispersão de sementes, sazonalidade

Resumo

Os escaravelhos (Coleoptera: Scarabaeidae) se alimentam de carcaças de animais em decomposição e, principalmente, de esterco que também é usado na construção de seus ninhos. Esse estudo objetiva estimar os serviços ecossistêmicos desempenhados pelos escarabeídeos no que tange à remoção de esterco e à dispersão de sementes, assim como, caracterizar a comunidade de besouros em função das variáveis de riqueza, abundância, composição de espécies e guildas funcionais, e verificar como que esses indicadores ecológicos são influenciados pelo tipo de habitat e pela variação das estações (seca e chuvosa). A taxa de remoção de esterco foi afetada apenas pela variação sazonal e foi maior durante a estação seca. A dispersão de sementes apresentou relação positiva com a proporção de remoção de esterco. A riqueza e abundância de escaravelhos foram maiores durante a estação seca; porém, esses indicadores não foram influenciados pelos tipos de habitat. A mancha florestal e a pastagem diferiram apenas em relação à composição de espécies, mas o número de espécies representadas de cada guilda funcional não variou significativamente entre os habitats. Este estudo enfatiza a importância funcional dos besouros rola-bosta nos ecossistemas através do desenvolvimento eficiente das funções ecossistêmicas primária (remoção de esterco) e secundárias (dispersão de sementes).

Palavras-chave; Riqueza, abundância, remoção de esterco, dispersão de sementes, sazonalidade

 

Biografia do Autor

Mariana Fagundes dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Agroécologa (IFS); Pós-graduação em Zoologia (FAMEESP)

Arleu Barbosa Viana-Júnior, Universidade Estadual da Paraiba

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (Universidade Tiradentes-Sergipe), Mestre (Universidade Federal de Sergipe) e Doutor (Universidade Federal de Minas Gerais) em Ecologia e Conservação.

Talita Guimarães Araújo, Instituto Federal de Sergipe

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) ,licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2014), mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e atualmente é Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Sergipe.

Agripino Emanuel Oliveira Alves, Universidade Federal de Alagoas

Graduação de Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal de Sergipe (2016). Mestre em Tecnologias Ambientais, pelo Instituto Federal de Alagoas/Campus Marechal Deodoro. Doutorando em Proteção de Plantas/Entomologia (UFAL/CECA).

Downloads

Publicado

2025-04-21

Como Citar

Dantas, J. O., Santos, M. F. dos ., Viana-Júnior, A. B., Araújo, T. G. ., Alves, A. E. O., & Dias, D. de M. (2025). Tipo de habitat e variação sazonal na estrutura da comunidade de escaravelhos (Coleoptera: Scarabaeidae) na Mata Atlântica Brasileira. Scientia Plena, 21(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.032401

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)