Tipo de habitat e variação sazonal na estrutura da comunidade de escaravelhos (Coleoptera: Scarabaeidae) na Mata Atlântica Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.032401Palavras-chave:
remoção de esterco, dispersão de sementes, sazonalidadeResumo
Os escaravelhos (Coleoptera: Scarabaeidae) se alimentam de carcaças de animais em decomposição e, principalmente, de esterco que também é usado na construção de seus ninhos. Esse estudo objetiva estimar os serviços ecossistêmicos desempenhados pelos escarabeídeos no que tange à remoção de esterco e à dispersão de sementes, assim como, caracterizar a comunidade de besouros em função das variáveis de riqueza, abundância, composição de espécies e guildas funcionais, e verificar como que esses indicadores ecológicos são influenciados pelo tipo de habitat e pela variação das estações (seca e chuvosa). A taxa de remoção de esterco foi afetada apenas pela variação sazonal e foi maior durante a estação seca. A dispersão de sementes apresentou relação positiva com a proporção de remoção de esterco. A riqueza e abundância de escaravelhos foram maiores durante a estação seca; porém, esses indicadores não foram influenciados pelos tipos de habitat. A mancha florestal e a pastagem diferiram apenas em relação à composição de espécies, mas o número de espécies representadas de cada guilda funcional não variou significativamente entre os habitats. Este estudo enfatiza a importância funcional dos besouros rola-bosta nos ecossistemas através do desenvolvimento eficiente das funções ecossistêmicas primária (remoção de esterco) e secundárias (dispersão de sementes).
Palavras-chave; Riqueza, abundância, remoção de esterco, dispersão de sementes, sazonalidade
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Oliveira Dantas, Mariana Fagundes dos Santos, Arleu Barbosa Viana-Júnior, Talita Guimarães Araújo, Agripino Emanuel Oliveira Alves, Douglas de Matos Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.