Caracterização da virulência de Staphylococcus spp. isolados de queijo mussarela e fatiadores de queijos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.096201Palavras-chave:
contaminação, gene da enterotoxina, resistente à meticilinaResumo
Diferentes espécies do gênero Staphylococcus podem ser encontradas como contaminantes em alimentos e podem carregar fatores de virulência, o que pode torná-los potencialmente patogênicos ou transferir genes para outras bactérias. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar bactérias do gênero Staphylococcus isoladas de queijo mussarela fatiado e fatiadores de frios, bem como produção de β-lactamase, formação de biofilme in vitro e presença genes de enterotoxinas e de resistência a antibióticos. A amostragem foi realizada em 44 mercados varejistas e os isolados identificados em nível de espécie. A identificação dos genes de resistência blaZ e mecA, e dos genes de enterotoxina sea, seb, sec e sed foi realizada por PCR. A avaliação fenotípica da formação do biofilme e a detecção da enzima β-lactamase também foram analisadas. Nove espécies de Staphylococcus coagulase negativa (SCN) foram identificadas a partir de 85 isolados bacterianos. Desse total, 67,0% dos Staphylococcus spp. foram positivos para a presença de um ou ambos os genes de resistência antimicrobiana blaZ e mecA, enquanto a enzima β-lactamase foi detectada em 52,9% dos isolados. Em relação à produção de biofilme, 48,2% dos isolados foram positivos e 51,8% negativos. No entanto, nenhum dos isolados foi identificado com os genes das enterotoxinas. Os resultados demonstram o risco potencial de contaminação cruzada, já que SCN produtores de biofilme podem ser persistentes no ambiente de varejo de queijo, apontando o perigo de passagem de genes de resistência para outras bactérias comensais ou patogênicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Erundina de Luna Moraes Leite , Kallyane Lira de Araújo , Karla Sequeira Mendonça, Marcos Pinheiro Franque, Elizabete Rodrigues da Silva, Marcelo Mendonça, Elizabeth Sampaio de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.