Caracterização florístico-fitossociológica do componente lenhoso em fragmento urbano de Caatinga no Semiárido Potiguar
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.101201Palavras-chave:
antropização, flora, sucessão ecológicaResumo
Este trabalho descreve a composição florística-fitossociológica do componente lenhoso em um fragmento urbano de Caatinga com áreas em diferentes níveis de intervenção antrópica. Foram amostrados indivíduos com Circunferência a Altura da Base ≥ 9 cm e altura total ≥ 100 cm, presentes em 10 parcelas de 100 m². Avaliaram-se os parâmetros fitossociológicos e os índices de diversidade de Shannon-Wiener, equabilidade de Pielou e similaridade de Jaccard. Os resultados evidenciaram as famílias Fabaceae e Euphorbiaceae como as mais representativas em números de espécies e indivíduos. As espécies Mimosa tenuiflora e Croton blanchetianus mostraram-se mais importantes para a área I. A área II apresentou a espécie Cenostigma nordestinum como de maior valor de importância. Os índices de diversidade registrados foram de 2,34 nats.ind-1 para a primeira área e 2,30 nats.ind-1 para a segunda. Observou-se um estágio inicial de sucessão ecológica para a área I e mais avançado para a área II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mateus Lucas de Lima Lucena, Manoel Victor Dantas de Souza, Diego Nathan do Nascimento Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.