Avaliação da citotoxicidade, mutagenicidade e genotoxicidade de Tarenaya aculeata (Cleomaceae) utilizando Allium cepa L.

Autores

  • Bianca Ferreira Duarte UEMS
  • Thiago Luis Aguayo de Castro
  • Maria do Socorro Mascarenhas
  • Juliano Santos da Rosa
  • Claudio Rodrigo Nogueira
  • Claudia Andrea Lima Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.060202

Palavras-chave:

índice mitótico, aleloquímicos, bioensaios com plantas

Resumo

Tarenaya aculeata é uma espécie pertencente à família Cleomaceae, que vem ganhando destaque nos estudos medicinais. Neste estudo foi analisado o efeito de extratos aquosos e frações obtidos com resina amberlite XAD-2 de folhas, caules e raízes de T. aculeata na germinação e proliferação celular de sementes de Allium cepa L. (Amaryllidaceae). Uma análise de Componentes Principais (PCoA) foi realizada para observar semelhanças e dissimilaridades nas respostas do índice de germinação relativo e índice mitótico entre as amostras, e os cromatogramas das amostras foram obtidos utilizando um cromatógrafo líquido de alta eficiência (UHPLC-ESI-MS/MS). Os extratos das folhas (LE) e frações (LF), na concentração de 100 µg/mL, apresentaram redução no índice de germinação em relação ao controle, com valores de 81,66 ± 6,02 para LE e 80,26 ± 6,87 para LF. Em relação ao índice mitótico, sementes tratadas com todos os extratos e frações de T. aculeata agiram de maneira dose-dependente. Os resultados obtidos referentes aos índices de germinação e mitótico indicaram um efeito alelopático das amostras. Na análise de proliferação celular os extratos dos caules (SE) e frações (SF) foram os mais citotóxicos, apresentando valor de índice mitótico de 9,00 ± 0,2 para SE e 8,4 ± 0,5 para SF, a 1000 µg/mL. A análise do PCoA permitiu observar uma diferença significativa nos caules e raízes comparados às folhas, que foram também observadas nos cromatogramas gerados a partir das diferentes amostras. Os extratos e frações não apresentaram genotoxicidade e mutagenicidade.

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Ferreira Duarte, B., Luis Aguayo de Castro, T. ., do Socorro Mascarenhas, M. ., Santos da Rosa, J., Rodrigo Nogueira, C., & Andrea Lima Cardoso, C. (2024). Avaliação da citotoxicidade, mutagenicidade e genotoxicidade de Tarenaya aculeata (Cleomaceae) utilizando Allium cepa L. Scientia Plena, 20(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.060202

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.