Avaliação da citotoxicidade, mutagenicidade e genotoxicidade de Tarenaya aculeata (Cleomaceae) utilizando Allium cepa L.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.060202Palavras-chave:
índice mitótico, aleloquímicos, bioensaios com plantasResumo
Tarenaya aculeata é uma espécie pertencente à família Cleomaceae, que vem ganhando destaque nos estudos medicinais. Neste estudo foi analisado o efeito de extratos aquosos e frações obtidos com resina amberlite XAD-2 de folhas, caules e raízes de T. aculeata na germinação e proliferação celular de sementes de Allium cepa L. (Amaryllidaceae). Uma análise de Componentes Principais (PCoA) foi realizada para observar semelhanças e dissimilaridades nas respostas do índice de germinação relativo e índice mitótico entre as amostras, e os cromatogramas das amostras foram obtidos utilizando um cromatógrafo líquido de alta eficiência (UHPLC-ESI-MS/MS). Os extratos das folhas (LE) e frações (LF), na concentração de 100 µg/mL, apresentaram redução no índice de germinação em relação ao controle, com valores de 81,66 ± 6,02 para LE e 80,26 ± 6,87 para LF. Em relação ao índice mitótico, sementes tratadas com todos os extratos e frações de T. aculeata agiram de maneira dose-dependente. Os resultados obtidos referentes aos índices de germinação e mitótico indicaram um efeito alelopático das amostras. Na análise de proliferação celular os extratos dos caules (SE) e frações (SF) foram os mais citotóxicos, apresentando valor de índice mitótico de 9,00 ± 0,2 para SE e 8,4 ± 0,5 para SF, a 1000 µg/mL. A análise do PCoA permitiu observar uma diferença significativa nos caules e raízes comparados às folhas, que foram também observadas nos cromatogramas gerados a partir das diferentes amostras. Os extratos e frações não apresentaram genotoxicidade e mutagenicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bianca Ferreira Duarte, Thiago Luis Aguayo de Castro, Maria do Socorro Mascarenhas, Juliano Santos da Rosa, Claudio Rodrigo Nogueira, Claudia Andrea Lima Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.