Influência da sazonalidade no teor de fenóis e nas atividades antioxidante e antimicrobiana do extrato das folhas de Schinus terebinthifolius (Aroeira-vermelha)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.104601Palavras-chave:
S. terebinthifolius, ação antimicrobiana, sazonalidadeResumo
Schinus terebinthifolius é amplamente usada na medicina tradicional brasileira por suas propriedades terapêuticas, como ação antimicrobiana, antioxidante e antifúngica. Embora essas propriedades sejam bem estudadas, a influência da sazonalidade ainda não é totalmente compreendida. Assim, este estudo visa avaliar o efeito da sazonalidade no teor de compostos fenólicos, nas atividades antioxidante e antimicrobiana das folhas da planta. As amostras foram coletadas em Salvador, Bahia, em julho de 2021 e janeiro de 2022, maceradas em metanol e particionadas em hexano e acetato de etila, originando os extratos hexânico (STH) e acetato de etila (STA). Fenóis totais, flavonoides e taninos foram determinados pelos métodos de Folin-Ciocalteau, AlCl3 e FeCl3, respectivamente. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo método da microdiluição em caldo e a atividade antioxidante pelo método do sequestro de radicais livres DPPH (1,1-difenil-2-picril-hidrazina). Os resultados obtidos confirmaram a atividade antioxidante dos STA inverno e verão e STH inverno. As concentrações inibitórias (IC50) foram de 0,028mg/mL e 0,163mg/mL para STA inverno e STA verão, respectivamente. Estas frações foram as que apresentaram os maiores teores de fenóis e flavonoides totais. As frações STH, apenas a de inverno apresentou atividade com IC50 0,875 mg/mL. Com relação à atividade antimicrobiana, todos os extratos da estação verão apresentaram atividade contra 4 das 5 cepas bacterianas testadas. STA verão demonstrou atividade bactericida e bacteriostática, enquanto STH inverno mostrou atividade bacteriostática. Com relação aos fungos testados, o STH verão apresentou atividade fungiostática e fungicida frente a Candida albicans e C. glabrata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tania Teles dos Santos, Gislane Oliveira Ribeiro, Ademir Evangelista do Vale, Andreza Santos de Jesus, Gildeon Silva Marques, Janaína Magalhães Campos do Vale, Lourdes Cardoso de Souza Neta, Erika Maria de Oliveira Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.