Influência de diferentes porta-enxertos nas características de vinhos Vermentino em altitude de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.090201Palavras-chave:
Vitis vinifera, enologia, alta altitudeResumo
O objetivo deste estudo foi determinar o melhor porta-enxerto que aprimora as características enológicas da variedade de uva Vermentino cultivada na região de alta altitude de Santa Catarina ao longo de três safras (2018, 2019 e 2020). Quatro porta-enxertos foram avaliados: '101-14 Mgt', 'Harmony', 'Paulsen 1103' e 'VR 043-43'. As propriedades físico-químicas e sensoriais dos vinhos foram analisadas.Os resultados revelaram que os porta-enxertos '101-14 Mgt', 'Harmony', 'Paulsen 1103' e 'VR 043-43' produziram vinhos com a menor acidez total na safra de 2019. O teor alcoólico foi notavelmente mais baixo nos vinhos produzidos com 'VR 043-43' em 2021. A análise sensorial indicou que os vinhos feitos com os porta-enxertos '101-14 Mgt' e 'Harmony' na safra de 2019 apresentaram maior turbidez. O caráter herbáceo foi mais pronunciado na safra de 2019, com um aroma herbáceo mais intenso, independentemente do porta-enxerto utilizado. Os níveis de acidez foram mais altos nos vinhos da safra de 2021, particularmente naqueles produzidos com os porta-enxertos 'Harmony' e 'VR043-43'.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Izabel Camacho Nardello, Marines Batalha Moreno Kirinus, André Luiz Kulkamp de Souza, Vinícius Caliari, Marcelo Barbosa Malgarim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.