Interação dos atributos químicos de um Neossolo Regolítico cultivado com feijão e adubado com biochar
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.060201Palavras-chave:
análise de componentes principais, recalcitrância, sustentabilidadeResumo
Prevê-se que a população mundial atinja 10 bilhões de pessoas até 2050, aumentando a necessidade de alimentos e incentivando os agricultores a trabalharem na aplicação de tecnologias para elevar a produtividade das culturas. Além disso, o aumento dos custos dos fertilizantes sintéticos viabiliza a utilização de matéria orgânica nos solos. A partir disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso da estatística multivariada através da análise de componentes principais nos teores de elementos químicos em duas camadas de solo, em um ciclo de cultivo de feijão e apontar possíveis correlações das variáveis com os respectivos tratamentos. O biochar foi produzido a partir de lodo de esgoto. O cultivo foi feito em regime de sequeiro. Os tratamentos foram: NPK = fertilizante sintético; B5 = Biochar 5 t ha-1; B10 = Biochar 10 t ha-1; B20 = Biochar 20 t ha-1; B40 = Biochar 40 t ha-1; EG = Estero de Galinha 5 t ha-1; LE = Lodo de Esgoto 5 t ha-1. Na camada de 0-0.1 m, PC1 explicou 71.82% da variabilidade dos dados, influenciada por K, P, Mg, SO42-, TOC e N, enquanto PC2 influenciou a salinidade e acidez. O biochar, nas doses de 20 e 40 t ha-1, melhorou a disponibilidade de nutrientes. Na camada de 0.1-0.2 m, PC1 explicou 84.39% da variabilidade, com contribuição de todas as variáveis, enquanto PC2 influenciou a concentração de Mg. Com isso, a aplicação de biochar é uma prática sustentável e promissora para aumentar a produtividade no Agreste de Pernambuco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raví Emanoel de Melo, Maria Fernanda de Albuquerque Tenório Alves, Vanilson Pedro da Silva, Agda Raiany Mota dos Santos , Márcio Henrique Leal Lopes, Eline Dias Barbosa, Leidiane de Jesus Oliveira , Cecílio Pereira Silva Neto, Julio César Calixto Costa, José Romualdo de Sousa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.