Tuberização in vitro de inhame (Dioscorea sp.): influência da sacarose, espectros de luz e reguladores de crescimento vegetal
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.010201Palavras-chave:
micropropagação, lâmpadas LED, carboidratoResumo
Foram determinados os efeitos de diferentes concentrações de sacarose, espectros de luz e reguladores de crescimento vegetal na tuberização in vitro de inhame (Dioscorea sp.). Adotou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com cinco repetições. No primeiro experimento, foram testadas três concentrações de sacarose (30, 60, 90 g.L-1) e quatro de ácido 1-naftaleno-acético (ANA) (0,0; 1,0; 2,0 e 4,0 mg.L-1). Maior porcentagem de tuberização foi observada com a utilização de 90 g de sacarose independente da concentração de ANA. Maior diâmetro (7,88 mm) e massa fresca (166,13 mg) foram obtidos ao aumentar a concentração de sacarose para 90 g.L-1. No segundo experimento, foram avaliados três espectros de luz LED (Branco, Azul e Vermelho), duas concentrações de ANA (0,0 e 1,0 mg.L-1) e três de cinetina (CIN) (0,0; 1,0; 2,0 mg.L-1). A tuberização (%) apresentou maiores médias com a utilização das luzes azul (90,5%) ou vermelha (95,5%) ou com 1,0 mg.L-1 de CIN (91,1%). O meio de cultivo sem ANA proporcionou maior número de microtubérculos (1,67), assim como a utilização das luzes azul (1,65) ou vermelha (1,73), e de CIN nas concentrações 1,0 mg.L-1 (1,58) ou 2,0 mg.L-1 (1,68). Maiores médias de massa fresca de microtubérculo foram observadas com a utilização de 0,0 mg.L-1 de CIN, 1,0 mg.L-1 de ANA e os espectros de luz azul (276,9 mg) ou branco (320,4 mg). A utilização de 90 g.L-1 de sacarose, 1 mg.L-1 de CIN e 1 mg.L-1 de ANA, e o espectro de luz azul proporcionam maior produção de microtubérculos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Crislaine Alves dos Santos, Itamara Bomfim Gois, Maria de Fátima Arrigoni-Blank, Lucas de Jesus Santos, Laura Catharine Dória Prata, Taíse Conceição Rodrigues, Arie Fitzgerald Blank

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.