Potencial agronômico de nove cultivares de morangueiro por dois ciclos consecutivos em estufa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.040206Palavras-chave:
Fragaria X ananassa Duch., agroecossistema, produção de frutosResumo
A falta de informações sobre o cultivo do morangueiro por mais de um ciclo produtivo acaba gerando aos produtores elevados custos para a aquisição de mudas para reestabelecer suas lavouras. Por isso, visando alternativas técnicas para uma transição para cultivos mais sustentáveis, o objetivo do trabalho foi investigar se cultivares de morangueiro conduzidas em ambiente protegido por duas safras diferem quanto ao potencial produtivo e a qualidade química de frutos. Os tratamentos foram nove cultivares de morangueiro (‘Albion’, ‘Aromas’, ‘Camarosa’, ‘Camino Real’, ‘Fronteras’, ‘Merced’, ‘Monterey’, ‘Portola’ e ‘San Andreas’) e dois ciclos de produção (2019/2020 e 2020/2021), dispostos em delineamento de blocos casualizados com seis repetições. Os resultados mostraram que na segunda safra as cultivares ‘Aromas’, ‘Camarosa’, ‘Camino Real’, ‘Merced’ e ‘Monterey’ destacaram-se quanto ao maior número de frutos produzidos. ‘Fronteras’ e ‘Merced’ tiveram a maior produção total de morangos na segunda safra. ‘Merced’ e ‘Monterey’ produziram os maiores frutos na primeira safra e ‘Fronteras’ produziu morangos com a maior massa fresca média de frutos na segunda safra. ‘Albion’ e ‘Camarosa’ destacaram-se pelo maior teor de açúcar nos frutos produzidos. Os morangos menos ácidos e mais saborosos foram produzidos na primeira safra. Em conclusão, cultivares de morangueiro conduzidas em estufa por duas safras diferem quanto ao potencial produtivo e a qualidade química de frutos. Este estudo indica que as nove cultivares podem ser conduzidas por dois ciclos consecutivos sem comprometer a produção de bagas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alana Grando Dornelles, Thomas dos Santos Trentin, Claudia Petry, José Luís Trevizan Chiomento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.